COMO ESTUDAR

A atitude face ás aulas. Como estudar.








Muitos alunos, apesar do seu esforço, não conseguem obter o sucesso escolar que estaria ao seu alcance.
Saberão todos os alunos estudar?
A Escola ensina os alunos a estudar fornecendo-lhes informação sobre métodos e técnicas de estudo?

Esta nota tem como objectivo reunir dados sobre esta questão, e de fuma forma simples e despretensiosa ajudar os nossos alunos.

Atitude face às aulas

O insucesso escolar é fortemente afetado pela forma como o aluno permanece na aula, isto é, a sua atitude em termos de expectativa e a maneira como reage aos acontecimentos. Devemos ter em atenção os seguintes aspectos essenciais:

 Atitude positiva
Acreditar que o estudo dos assuntos das diversas disciplinas contribui para o desenvolvimento das nossas capacidades em geral.Ter autoconfiança, pois um desempenho médio está ao alcance de qualquer aluno.   

Espírito de trabalho
A quebra de atenção devido a sucessivos acontecimentos perturbadores diminui bastante a eficácia do nosso trabalho.Evitar brincadeiras, conversas ou a concentração em assuntos diferentes dos que estão a ser estudados.   

Espírito crítico
Não basta olhar para ver, não basta ouvir para escutar.A compreensão dos assuntos implica uma permanente atitude crítica sobre aquilo que se ouve ou vê.Esta atitude crítica exerce-se relacionando aquilo que está a ser estudado com aquilo que já conhecemos e com as opiniões que temos sobre o assunto.Usamos este espírito crítico para descobrir aquilo que é (ou parece ser) o essencial dos assuntos estudados, as ideias principais, o "sumo da questão".
Uma boa forma de espevitar o espírito crítico é, de vez em quando, estudar um assunto antes de ele ser abordado pelo professor na aula.   

Tirar bons apontamentos
É fundamental tirar apontamentos a partir das explicações do professor. Provérbio chinês: a tinta mais pálida é melhor que a memória mais fiel. O interesse dos apontamentos reside na possibilidade de revermos e  reconstruirmos mais tarde o estudo que foi feito na aula.Porém, tirar bons apontamentos não significa registar sistematicamente tudo o que é dito ou mostrado pelo professor.Pelo contrário, um primeiro passo para o sucesso é registar apenas aquilo que o nosso espírito crítico classifica como essencial para ser revisto mais tarde.Os apontamentos não devem resumir-se a texto.
Por vezes um esquema imaginado no momento por nós é mais expressivo que trinta palavras.