História e Geografia de Portugal - 6º ano
"Saber em Ação"
Proposta de resolução da Ficha 4 (página 17 do Dossiê do Aluno)
AS INVASÕES NAPOLEÓNICAS
Resposta:
Napoleão Bonaparte foi um militar francês que á frente do seu exército conseguiu vencer e dominar grande parte da Europa. Havia, no entanto, um país, a Inglaterra, que resistia. Para tentar enfraquecê-lo, Napoleão proibiu o comércio de todas as mercadorias inglesas e todos os seus habitantes foram considerados prisioneiros de guerra. Esta ordem de Napoleão ficou conhecida como o bloqueio continental. Portugal hesitou em obedecer a esta ordem e por isso foi invadido pelos franceses.
Podemos acrescentar ainda que o bloqueio continental surge na sequência da guerra declarada á França por muitos países europeus que se sentiram ameaçadas as suas monarquias absolutas pelos ideais da Revolução Francesa (a Revolução Francesa aconteceu no ano de 1789 e pretendia pôr fim à monarquia absoluta defendendo os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade. Todos os cidadãos deveriam ter liberdade de pensar e decidir de acordo com as suas convicções e ser considerados iguais perante a lei).
Resposta:
A - D. João / Príncipe regente
B - D. Maria I / Rainha
C - D. Carlota Joaquina / Mulher do príncipe
D - 15 000 / Número de pessoas que abandonaram o reino
E - Junta de Regência / Governou Portugal na ausência do rei
Podemo acrescentar que na iminência da invasão francesa foi decidido que o príncipe regente e restante família real deveriam trocar Lisboa pelo Brasil, governando a partir dai o Império Português.
Respostas:
3.1
Invasão - Data - Nome do comandante
Primeira - 29 de Novembro de 1807 - General Junot
Segunda - 10 de Março de 1809 - General Soult
Terceira - 27 de Setembro de 1810 - General Massena
3.2
Durante a 1ª invasão foram ganhas pelo exército anglo-português as batalhas da Roliça e do Vimieiro. Este exército foi comandado pelo general Arthur Wellesley.
3.3
O que impediu a conquista de Lisboa pelo exército de Massena na 3ª invasão foi a construção dum conjunto de três linhas de fortificações, conhecida pelo nome de linhas de Torres Vedras.
Respostas:
4.1
No documento D encontramos informações que referem a forma como os invasores franceses tratavam a polução portuguesa e destruíam o nosso património. Por onde passavam os invasores espalhavam o terror através de atos de pilhagem, destruição, roubos e violência.
4.2
No Mosteiro de Alcobaça foram retirados dos seus túmulos os reis e rainhas, danificado o mosaico do chão à picareta, e os pilares de pedra destruídos.
4.3
Após as invasões francesas Portugal estava destruído e a economia paralisada. Apesar do contentamento geral pela vitória sobre os franceses e o sentimento de gratidão pelo apoio dos ingleses, a situação do reino era grave e a ausência da família real no Brasil,l permitiu uma interferência cada vez mais acentuada dos ingleses na governação e nas atividades comerciais. Este facto iria gerar um descontentamento generalizado entre a burguesia portuguesa privada da exclusividade na atividade comercial e na população em geral.